29 de junho de 2015

0

Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida

                                                   


            Olá, queridos leitores.

            Estive participando de inúmeros projetos da faculdade, por isso não tenho tido tempo de postar durante estes meses. Estava morrendo de saudade, mas não parei de ler nesse período.
            Depois de um tempo sumida, venho fazer a resenha sobre os livros que tive que ler pra a disciplina de Literatura Brasileira na faculdade. O livro é Memórias de um sargento de milícias.
            Esse livro conta a história de Leonardo, que no início é um garoto muito levado, que importunava a mãe e o pai. Seus pais se conheceram em um navio a caminho do Brasil.
            Os pais de Leonardo se separam, pois seu pai, que também se chama Leonardo, descobre a traição da mulher e como não aguentam viver com o garoto, mandam-no viver com o padrinho.
            O padrinho logo quis o menino aprendesse um ofício e decidiu que ele estudaria para ser padre, assim não ficaria desamparado.
            Leonardo cresce, acaba não virando padre, pois ele não precisa, ele vive de suas malandragens.
            Ele se apaixona por uma mulher, mas ela acaba abandonando-o e para recuperar seu amor de volta, Leonardo vai até a casa de velho que dá fortuna (prevê o futuro), mas alcançar seu objetivo tem um preço; primeiro ele teria de ficar nu no lugar imundo onde se encontrara, teria de fazer algumas coisas e também dançar em volta da fogueira.
            No momento, chega o sargento Vidigal, o mais temido da região, e como Leonardo estava em local proibido, ele recebeu uma punição: continuou dançando em volta da fogueira por horas seguidas e foi tratado como escravo.
            Naquela época, as pessoas só poderiam frequentar a igreja (século XIX (19)) e se fossem à outros locais, seriam punidas, porém isso até gente rica ia para locais proibidos para conseguirem o que queriam).
            Será que depois dessa, Leonardo conseguiu o seu amor de volta ou conseguiu se safar da situação?
            Recomendo a leitura. É cômica, tem uma linguagem mais popular que é característica do romance malandro (romance vindo da Espanha, em que os personagens vivam de suas malandragens).
            Espero que tenham gostado.
            Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Books Lover - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Letícia RFgs.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo